terça-feira, 13 de setembro de 2011

RECOMENDAÇÕES PARA O ENTERRO


Quem vai fazer o meu enterro? Andei pensando nisso... Quando  eu morrer, quero dizer, quando eu for acometido de morte, ou, quando a morte me sobrevier (já que não sou eu quem vai praticar a ação de morrer - isso seria suicídio - é ela)... Desejo ser cremado. Espera um pouco. Posso eu desejar estando morto? posso eu estando morto? posso eu? se é precisamente o eu que se foi, e deixou de ser sujeito de qualquer coisa?! Retomo: uma vez que não sabemos o que vem depois da morte; não sabemos se vem; nem sabemos... Que ninguém chore no meu enterro.  Hesito: morto tem enterro? Ora bolas, um morto nada pode ter... Já que não consigo falar nada sobre esse dia em minha vida, ou melhor, em minha morte; não não, esquece o minha; esse dia de morte... quando eu estiver morto, se desejarem, façam o enterro de vocês.

2 comentários:

  1. Para muitos, a morte é um tema bem desagradável que ninguém quer comentar. Não querem nem pensar nisto, querem ignorar este fato.

    A morte é um dos principais acontecimentos da vida. E morte não é o oposto de vida.

    Nascemos, eis o primeiro evento importante. Crescemos, alguns, se podem, se casam, e também se podem procriam (para alguns, a única forma existente de imortalidade) e por fim, o organismo, como máquina orgânica, se desgasta, e algum dia, para de funcionar.

    Até aí é tudo o que o pensamento, a lógica e a razão podem inferir e conceber.

    As diversas religiões falam sobre vida após a morte, reencarnação, etc.

    Filosoficamente, tudo que podemos (e devemos) saber sobre a morte é: é o fim. O fim de tudo que conhecemos, de tudo que acumulamos nas células cerebrais, de tudo que lemos e armazenamos na memória, o fim de tudo que conhecemos na vida, o deixar para trás todas as pessoas que conhecemos e amamos. O fim de nosso querido eu que amamos tanto defender e enfatizar.

    Então, para que esperar ? Se um dia morreremos e chegaremos ao fim de nós mesmos porque esperar para morrer ? Porque não morrer agora mesmo ? Não estou falando em suicídio. Estou falando em morrer aqui e agora, psicologicamente, para tudo que somos, para tudo que acumulamos, para tudo que defendemos e aceitamos como certo, já que, definitivamente, isto vai acontecer mais cedo ou mais tarde.

    O que será que acontece se decidirmos morrer hoje, aqui e agora ?

    ResponderExcluir
  2. Ueh a vida pára! E morre-se o corpo literalmente.. perdendo-se esse pequeno e único espaço onde brincamos de viver..rs

    ResponderExcluir