quinta-feira, 21 de julho de 2011

E SE MANDÁSSEMOS O LIXO PRA FORA DO PLANETA?

Lançar lixo no espaço é diminuir nosso planeta. Explico: tudo que o homem criou é fruto da manipulação de matéria-prima encontrada neste planeta. As coisas existentes neste mundo já estavam aqui, só precisavam ser descobertas. Elas estavam em outros formatos. O homem transformou coisas existentes em 'novas coisas'; fez matérias-primas virarem produtos e objetos por meio de máquinas. Em consequência disso, o lixo está aí ocupando lugar. Os processos de reciclagem natural da Terra não estão dando conta da alta produção e descarte das 'novas coisas'. Estamos consumindo muito, de forma desenfreada, impensada, desnecessária. Então, não adianta mandar lixo daqui para outro lugar. Isso significaria retirar nossos insumos mineral, vegetal, e animal deste imenso globo terrestre, deste absurdo e gigantesco aglomerado de matéria correspondente à totalidade de sua grandeza física.

Um comentário:

  1. É verdade. Boa idéia.

    Sou crente à teoria de "Gaia" ou seja, o "Planeta Vivo". Que a Terra é um grande ser vivo, talvez até senciente.

    Em um dos filmes da série "Matrix", o representante das máquinas diz que a única forma de vida que podia ser comparada ao ser humano era o "vírus". Visto que o ser humano é realmente como uma praga que se espalha sobre a terra, depredando, consumindo. E se a terra for realmente um ser vivo consciente, não demorará a reagir a esta doença, dando um jeito de exterminar o mal que lhe aflige.

    Existem aldeias no meio do deserto no oriente onde os seres humanos não tem lixo. Tudo é aproveitado, até as fezes dos animais e dos seres humanos é devolvida à terra para servir como adubo.

    O ser humano industrial construiu atrativos elementos de consumo. Mas na parte da reciclação, é um fracasso. Os aterros sanitários são horrendos e fedorentos. As própias industrias deveriam ter soluções de reciclamento para o produto que produzem.

    O que você vê são ongs, de pessoas humildes, que montam cooperativas para tentar ganhar dinheiro reciclando lixo. E muitas vezes são bem sucedidos, outras vezes desistem por falta de apoio do governo. Para mim são heróis, que tentam ganhar a vida neste meio tão duro e desagradável que é tratar o lixo.

    Para mim, Consciência ecológica e espiritual andam juntas.

    Marcelo Araujo
    doador@hotmail.com

    ResponderExcluir