segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A(s) FÉ(s)

A fé-bíblica, definida e difundida pelo "livro sagrado", que diz que ela é a certeza absoluta e irredutível (ou não-expansível) sobre as coisas que não se veem, e que afirma ser por meio dela obtido uma recompensa divina.

A fé-na-fé,  isto é, a fé de que a fé é idêntica ao conceito bíblico de fé, pois corresponde a uma certeza de que o cânone está absolutamente certo ao conceituar que a fé é uma certeza e por ela se obtém uma morada nos céus. Em outras palavras: há de se aceitar (ter fé de) que a bíblia é a suprema verdade revelada, antes de aceitar a definição de fé dada pela bíblia (trata-se de uma ação dependente da outra e vice-versa).

A fé-losofia, não se alinha a nenhuma definição pré-concebida, pois emerge do interior da alma; não tem certeza de coisa alguma, antes, funciona como propulsora de uma busca ininterrupta por certezas não-fixas, não-estáticas, não-cristalizadas, mas, cada vez maiores.


by ALMEIDA, C.

2 comentários:

  1. Na verdade bem pode ser as duas uma só coisa...
    A busca pela verdade atravéz da filosofia e a busca por uma evolução espiritual através da biblia são propósitos que requerem coisas semelhantes como o questionamento de si mesmo e de seus paradigmas, a renúncia ao que agora considero como repugnante, etc, etc. Bem como o desejo de encontrar a resposta final....

    ResponderExcluir
  2. Se as duas coisas caminhassem juntas, eu concordaria com você, caro Henrique. A questão é que aquele que se encontra submergido em uma fé cega julga já possuir a Verdade Pura e Plena. Esse não tem por que buscar, não se questiona mais, acha que não precisa, pois, é muito mais cômodo, simplesmente estagnou-se...

    ResponderExcluir